Fórum Drogas e Direitos Humanos ZN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

II Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos - Zona Norte - SEAS Santana

Ir para baixo

II Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos - Zona Norte - SEAS Santana Empty II Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos - Zona Norte - SEAS Santana

Mensagem por Admin Sex maio 01, 2015 5:05 pm

II Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos

05/02/2014

SEAS-CA (Serviço Especializado de Abordagem Social - ) SANTANA



O encontro de fevereiro (terceiro do Fórum ZN) iria ser realizado na UBS Jaçanã/Vila Constança, mas, por conta de imprevistos, foi alterado para o SEAS Santana, próximo ao Metrô Tucuruvi (R. Caranguejo – Tel: 22049346).

O Fórum iniciou-se com a apresentação do serviço que recebia o encontro. O SEAS realiza o trabalho de monitoramento e abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua e que estão em situação de trabalho infantil num território que abrange as regiões de Santana, Tucuruvi e Mandaqui. A maior parte das cças e adol. atendidas estão na faixa entre 10 e 14 anos.

Foi feita uma diferenciação entre as crianças em situação de rua e as que estão em situação de trabalho infantil. As primeiras moram e vivem na rua, já as do segundo grupo apenas trabalham na rua, mas retornam às suas casas. Discutimos então a questão do território - Qual o território da pessoa atendida? O local onde está ou o local de origem? Entende-se, a partir da discussão, que o território é onde a pessoa vive, onde mantém os vínculos.

Também foi discutido o perfil das crianças e adolescentes e os mitos que envolvem essa situação. O maior problema não é o uso de drogas e sim a condição de pobreza a que estão submetidos. Tem de enfrentar a escolha de trabalhar na rua ou no tráfico. Os valores oferecidos pelos programas sociais são, muitas vezes, inferior ao que eles conseguem trabalhando na rua. A imagem do adulto explorador corresponde a uma espécie de mito, pois eles conseguem se organizar em grupos de modo que uns cooperam com os outros para lidar
com as dificuldades da rua.

Outra discussão realizada abordou as dificuldades da rede sócio-assistencial. Os problemas do trabalho em rede, a saúde e as condições dos trabalhadores dessa rede e problemas mais estruturais da nossa realidade atual. A dificuldade de nos aproximar da Educação e enquanto sociedade de proporcionar perspectivas aos jovens.


ENCAMINHAMENTOS

Entrar em contato com alguma escola da região para realizar o próximo encontro numa instituição da Educação. A próxima data de referencia é dia 02/04/2014. Daqui a dois meses - 2ª Quarta do mês.


INFORMES

Ciclo de Palestras da ABRAMD: Fórum sobre Violência:

Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos de SP: 18/02/13, das 9 hs às 12hs. Endereço: R. Cristina Tomás, 160 – Bom Retiro (ref. Rua da quadra da Gaviões).

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 17/03/2015

https://drogasdhzn.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos